Websites | Serviços | Webmail | Ferramentas | Área reservada

ATENÇÃO

Comunicamos que esta página da revista não se encontra atualizada.

Decorrente da transição da Revista de Enfermagem Referência para a plataforma OJS (Open Journal Systems) a submissão de artigos, desde o dia 01 de janeiro de 2023, será realizada exclusivamente através da seguinte página: https://revistas.rcaap.pt/referencia, onde poderá encontrar todas as políticas editoriais, e ainda as instruções aos autores e os respetivos templates para processo de submissão.

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional
Estatísticas

A Revista de Enfermagem Referência apresenta um total de 53 Edições publicados, e encontra-se, neste momento, na Série IV (Figura 1).



alt


       Figura 1. Edições publicadas por Série.

 

Relativamente aos artigos publicados desde a Série I, verificou-se um aumento na publicação de artigos de investigação e artigos de revisão/ teóricos e um decréscimo na publicação de artigos de investigação histórica. A Revista de Enfermagem Referência publicou um total de 685 artigos, da Série I à Série IV (Figura 2).


alt

Figura 2. Tipologia de artigos por Série.


Taxa de exclusão

A revisão científica associa a sua responsabilidade de rigor e respeito ético à sua missão educativa e de formação do leitor. Neste esforço, resulta um compromisso cada vez maior dos autores em submeter responsáveis produções de qualidade científica, particularmete tendo em conta que a Revista é editada por um centro de investigação acreditado.
Em média, entre artigos submetidos e excluídos, observa-se uma percentagem de artigos excluídos com uma variação entre 24% e 57%, sendo de 41% no ano de 2017 (Figura 3).

alt

Figura 3. Taxa de exclusão por ano.

 

Série IV

Relativamente à tipologia de artigos publicados na Série IV, existiu uma diminuição da publicação de artigos de investigação histórica e uma publicação constante de artigos de revisão em todas as Edições, integrativa ou sistemática (Figura 4).

alt

Figura 4. Tipologia de artigos por Edição da Série IV.

 

Tempo de Duração médio do Processo de Revisão

 Verificou-se uma diminuição no tempo de duração médio do processo de revisão, pelo que novos tempos estão a ser implementados para cada etapa do processo (Figura 5).

 

alt

Figura 5. Tempo de duração médio do processo de Revisão, por ano.

 

Autores

Relativamente à instituição de origem dos autores, verificou-se um aumento dos autores nacionais externos à ESEnfC e dos autores internacionais, em comparação com os autores internos à ESEnfC (Figura 6).

 alt

Figura 6. Origem dos autores, por Edição da Série IV.