Escola Superior de Enfermagem de Coimbra



Guia do Estudante



2017/2018

Bem-vindo(a) à Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC)!


Gabinete do CP – Polo B
Extensão:1136
email: cpedagogico@esenfc.pt

Nota: Este guia reúne um conjunto de informações que consideramos úteis e importantes para o seu processo de integração.

 

 

A História da ESEnfC

A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra resulta da fusão da Escola Superior de Enfermagem Dr. Ângelo da Fonseca e da Escola Superior de Enfermagem de Bissaya Barreto conforme Artigo 4º do Decreto-Lei nº 175/2004 de 21 de Julho (DR nº 170 - I Série A).

A Escola Superior de Enfermagem Dr. Ângelo da Fonseca foi fundada em 1881. Então denominada "Escola dos Enfermeiros de Coimbra", de cariz particular, entrou em funcionamento a 17 de Outubro desse ano. Em Maio de 1919 transformou-se em escola oficial, passando então a denominar-se "Escola de Enfermagem dos Hospitais da Universidade de Coimbra". Em 8 de Janeiro de 1931 adotou a designação de Escola de Enfermagem do Dr. Ângelo da Fonseca (Portaria 7001, de 8 de Janeiro de 1931). Em 19 de Julho de 1982 passou a designar-se "Escola de Enfermagem Pós-Básica do Dr. Ângelo da Fonseca" (Decreto do Governo nº 28/87, de 31 de Julho). Em consequência da integração do ensino de Enfermagem no ensino superior, esta instituição adotou a nomenclatura de Escola Superior de Enfermagem Dr. Ângelo da Fonseca (Portaria 821/89, de 15 de Setembro) (Diário da República, I Série-B de 10 de Janeiro, Despacho Normativo nº.3/2004).

 

A Escola Superior de Enfermagem de Bissaya Barreto (ESEBB) foi criada pela Portaria nº. 231/71, de 3 de Maio, então Escola de Enfermagem de Bissaya Barreto, como serviço oficial do Ministério da Saúde e Assistência dotado de autonomia técnica e administrativa. A conversão da Escola em Escola Superior de Enfermagem ocorreu com a Portaria nº. 821/89, de 15 de Setembro.

 

Para que a fusão das Escolas fosse uma realidade foi criada uma Comissão de Coordenação da Fusão, que iniciou funções a 27 de Outubro de 2004. Dinamizou a participação de toda a comunidade de ambas as Escolas através de debates programados de modo a elaborar uma proposta de Missão, Visão e formas de Organização da Nova Escola.

Os primeiros Estatutos da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra foram homologados pelo Despacho Normativo nº 20/2006 de 17 de Março cuja publicação consta no Diário da Republica nº 55 - I Série B.

Mais tarde, nos termos da Lei n.° 62/2007, de 10 de setembro (Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior), a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra procedeu à revisão dos seus estatutos, que foram homologados pelo Despacho Normativo n.º 50/2008 (de 9 de setembro) e publicados no Diário da República de 24 de setembro de 2008.

 

 

Missão e atribuições

A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, herdeira da mais antiga formação em Enfermagem em Portugal, é uma instituição pública de referência nacional e internacional, pela sua qualidade e inovação, com intervenção reconhecida no sistema de saúde e na sociedade.

É constituída por uma comunidade educativa comprometida com a formação humanista, científica, técnica e cultural de profissionais socialmente reconhecidos, com a promoção de investigação acreditada, a difusão de conhecimentos e a prestação de serviços.

São atribuições da escola:
a) A realização de ciclos de estudos visando a atribuição de graus académicos, bem como de outros cursos pós -secundários, de cursos de formação pós -graduada e outros, nos termos da lei;
b) A criação do ambiente educativo apropriado às suas finalidades;
c) A realização de investigação e o apoio e participação em instituições científicas;
d) A transferência e valorização económica do conhecimento científico e tecnológico;
e) A realização de ações de formação profissional e de atualização de conhecimentos;
f) A prestação de serviços à comunidade e de apoio ao desenvolvimento;
g) A cooperação e o intercâmbio cultural, científico e técnico com instituições congéneres, nacionais e estrangeiras;
h) A contribuição, no seu âmbito de atividade, para a cooperação internacional e para a aproximação entre os povos, com especial destaque para os países de língua portuguesa e os países europeus;
i) A produção e difusão do conhecimento e da cultura.

À ESEnfC compete, ainda, nos termos da lei, a concessão de equivalências e o reconhecimento de graus e habilitações académicas.

 

 

Valores

Na realização da sua missão, a ESEnfC considera seus valores matriciais os seguintes:

Humanismo - A escola fundamenta a sua ação no respeito pela dignidade do ser humano e pela liberdade do pensamento, responsabilizando todos os intervenientes no processo educativo e fomentando a valorização, a criatividade e a solidariedade na construção de uma instituição aprendente;

Cidadania - A escola, além da formação profissional, visa a formação global de cidadãos, segundo os princípios da solidariedade, democraticidade e participação;

Liberdade - A escola promove a liberdade de criação cultural, científica, técnica e artística, garantindo a livre expressão e a pluralidade de ideias e opiniões;

Excelência - A escola desenvolve formação, investigação, inovação e serviços fundamentados em critérios de alto nível de qualidade;

Cooperação - A escola fundamenta as suas políticas nas necessidades sociais globais promovendo a acção solidária e a inclusão em estreita ligação com a comunidade;

Ética - A escola garante, na sua acção, o respeito pelas normas deontológicas da profissão e da investigação e pelos direitos individuais e sociais.

 

 

Visão

A ESEnfC é uma referência nacional e internacional no desenvolvimento e afirmação da disciplina de enfermagem. Realiza a formação em parceria com instituições de saúde e de ensino superior nacionais e internacionais de referência, orientada para as novas necessidades sócio -demográficas, as exigências do mercado global de trabalho e a formação ao longo da vida, sendo primeira na atração de estudantes para os três ciclos de formação em enfermagem.

A ESEnfC é uma referência de excelência na produção, difusão e transferência de conhecimentos e na formação de investigadores. Contribui para o desenvolvimento de práticas inovadoras baseadas no conhecimento produzido. É reconhecida nacional e internacionalmente por articular sistematicamente a investigação, a formação e as práticas no domínio da enfermagem.

A ESEnfC desenvolve serviços de consultadoria e de inovação em enfermagem para responder às necessidades resultantes das alterações sociais, aplica evidências científicas e facilita processos de formação, investigação e empreendedorismo, em articulação e complementaridade com outras instituições comunitárias.

A ESEnfC é reconhecida e procurada a nível internacional pela qualificação do corpo docente, da sua formação graduada e pós –graduada e investigação em enfermagem. Promove a mobilidade científica, técnica e cultural de docentes, não docentes e estudantes e o desenvolvimento de formação e investigação em rede com instituições congéneres.

Os profissionais formados pela ESEnfC são reconhecidos socialmente pela excelência da sua formação global para a qual contribui uma cultura que se caracteriza pela centralidade na pessoa, respeito pela sua criatividade, inovação, compromisso com o projeto de escola, satisfação com o trabalho/estudo e pela articulação sistemática em todos os domínios da formação, inovação e investigação.

A ESEnfC é uma referência no ensino superior a nível dos processos de gestão, desenvolvimento, consolidação e parcerias. Destaca-se pelo alto nível de participação na tomada de decisões centrada na auto -responsabilidade, pela organização sustentada dos seus processos e pela visibilidade na comunidade.

 

 

Símbolos Académicos e Logotipo

A insígnia é composta por escudo e coroa. As duas lâmpadas, com chamas que se fundem, simbolizam duas escolas que se transformam numa só. O livro aberto com o coração branco simboliza a enfermagem: ciência e profissão. A cor púrpura, cor da cidade de Coimbra, guarda no seu íntimo significado o conhecimento, a sabedoria, a humanidade, o sentido ético e de cidadania, valores inerentes à educação, investigação e prática de cuidados de enfermagem.

As laçadas da coroa simbolizam a estreita ligação de todo o corpo docente, discente e não docente, entre si e com a comunidade, inerente a uma escola que se norteia pelos princípios de solidariedade, democraticidade e participação e que visa contribuir para a construção de uma sociedade inclusiva, promotora de bem-estar e qualidade de vida. A insígnia é atribuída ao estudante quando finaliza o curso.

 

O selo é circular, contendo os símbolos do escudo, tudo envolvido por listel com legenda em maiúsculas: «ESCOLA SUPERIOR DE ENFERMAGEM DE COIMBRA».

 

 

 

O símbolo desenhado convoca o brasão da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, interpretando os elementos icónicos formulados pela definição que a sua heráldica contempla. Aqui, a marca afirma também a comunhão das duas instituições de formação e ciência de enfermagem que se congeminaram na ESEnfC e que se fundem, hoje, na cidade de Coimbra, numa identidade única e numa mesma causa: a condição COIMBRA ENFERMAGEM. A geometria do círculo proporciona-nos a estrutura formal do sol (luz, caminho). É neste suporte que a letra «e» (enfermagem) se desenha e compromete. A estilização da silhueta das duas lâmpadas de ouro faz convergir ambas as chamas numa única, enunciando, assim, a comunhão dos dois braços de um mesmo corpo dinâmico. Braços que se cruzam num movimento de translação, onde uma mão cuida do doente e a outra devolve a saúde.

 

 

Vida Académica e Institucional

 

 

Eventos Anuais de Estudantes de Enfermagem

Integração dos estudantes do 1º ano do CLE

Esta integração destina-se aos novos estudantes que iniciam a sua vida académica na ESEnfC. Pretende-se dar aos jovens que entram nesta Escola um acolhimento e um enquadramento que, desde o início, lhes facilite a integração no Ensino Superior e os ajude a participar numa Escola onde as vertentes pedagógica, científica, de participação cívica, cultural, entre outras, se propõem no dia a dia, num ambiente relacional favorável e saudável ao seu crescimento, maturidade e desenvolvimento.

 

Gala SERINGA D'OURO

Gala realizada no final de cada ano letivo, onde são nomeados alunos e professores para vários tipos de categorias, como por exemplo Professor mais cool, prémio foca, ou night man. Esta gala corresponde aos Óscares da ESEnfC!

Ninguém perde isto…

 

 

 

Festa de Encerramento do Curso

Cerimónia de graduação e de juramento dos recém-diplomados da ESEnfC realizada no final do ano letivo. Evento carregado de emoção na hora da despedida.

 

 

 

 

 

 

Encontro Nacional de Estudantes de Enfermagem

Página oficial do Encontro Nacional de Estudantes de Enfermagem (ENEE)

 

 

 

Outros eventos em Coimbra

Maio - Queima das Fitas

4 de Julho - Dia da Cidade/Festas da Rainha Santa

Outubro/Novembro - Festas das Latas (Latada)

 

 

Informações úteis

Instituições de saúde

Centro Hospitalar Universitário de Coimbra
      - Hospitais da Universidade de Coimbra - 239 400 400 / 239 400 500
      - Centro Hospitalar de Coimbra - 239 800 100
      - Hospital Pediátrico de Coimbra - 239 480 300
      - Maternidade Dr. Daniel de Matos - 239 403 060
      - Maternidade Bissaya Barreto - 239 480 400
Centro de Saúde de S. Martinho – 239 802 900
Centro de Saúde de Santa Clara – 239 802 110

Linhas telefónicas de apoio

SOS Estudante Coimbra - 808 200 204
SOS Estudante - 239 200 204
Gabinete Apoio Vítima Coimbra - 239 781 545
Associação Portuguesa Apoio à Vitima - 239 707 200 / 239 707 077
SOS Mulher - 239 832 073
SOS Amigo - 239 721 010
SOS Grávida - 239 824 300
SOS Voz Amiga - 239 721 010
Sexualidade em linha - 808 222 003
Centro de atendimento a jovens - 239 200 429
Serviço de Prevenção e Tratamento das Toxicodependências - 239 483 041
Alcoólicos Anónimos - 217 162 969
Intoxicações - 808 250 143
Saúde 24 - 808 24 24 24

Segurança

Bombeiros voluntários - 239 822 323 / 239 823 383
PSP - 239 851 300
Policia Judiciária - 239 828 135 / 239 828 134
INEM - 112

Transportes

Caminhos de ferro portugueses - 808 208 208 - www.cp.pt
Rede Expressos - 239 855 270 - www.rede-expressos.pt
AVIC - 239 820 141
Politáxis - 239 499 090
SMTUC - Horários - Mapa

Associação Académica de Coimbra

Associação Académica de Coimbra - 239 410 400

Cultura e Entretenimento

Teatro Académico Gil Vicente - 239 855 630
Oficina Municipal do Teatro - 239 718 238
Cinemas Lusomundo (Fórum Coimbra / Dolce Vita) - 707 246 362
Fnac (Fórum Coimbra) - 239 801 600
Casa Museu Bissaya Barreto - 239 853 800
Casa Municipal da Cultura / Biblioteca Municipal - 239 702 630
Museu Antropológico - 239 829 051
Museu Zoológico - 239 491 650

Ordem dos Enfermeiros

A Ordem dos Enfermeiros é uma associação pública, representativa dos diplomados em Enfermagem, que, em conformidade com os estatutos da Ordem e com as disposições legais aplicáveis, exercem a profissão de enfermeiro.
Página oficial da Ordem dos Enfermeiros

 

 

De Estudante para Estudante

1 - As tuas responsabilidades acrescem a partir deste momento... cresce com elas, és responsável pela gestão das tuas aprendizagens.

2 - Conhecerás mais pessoas num mês do que até aqui... parece que estás todos os dias numa multidão, procura novas amizades.

3 - Integra-te no novo meio... conhece a nova casa, a nova cidade, domina os serviços públicos e procura os segredos e encantos desta mítica cidade.

4 - O sucesso académico não é imediato... o nível de exigência pode aumentar, a complexidade das matérias é acrescida.

5 - Um exame não se faz com uma noitada... a organização do estudo é uma dificuldade, planifica o estudo e as entregas dos trabalhos.

6 - O melhor método de estudo é o teu... é momento de o definires, os métodos dos outros podem não funcionar contigo.

7 - O tempo passa a correr... estes podem ser os anos mais intensos da tua vida.

 

 

Ficha Técnica

Título

Guia do Estudante 2017/2018

Coordenação e Redação

Conselho Pedagógico
    Rogério Manuel Clemente Rodrigues
    Luís Manuel da Cunha Batalha
    Helena Maria Mourão Felizardo
    Rosa Cristina Correia Lopes
    Ana Carolina Ribeiro Alves
    Filipe Alexandre Silva de Sousa
    Marta Matos Simões da Fonseca
    Edgar José Ribeiro Pereira

Apoio Editorial

    Carlo Santos
    Eurico Nogueira
    Luís Silva

Tradução

    Ana Fernandes
    Patrícia Ribeiro

Propriedade e Edição

Escola Superior de Enfermagem de Coimbra
Avenida Bissaya Barreto e/ou Rua 5 de outubro - Apartado 7001
3046 - 851 Coimbra

Música

Gentilmente cedida pela Tuna de Enfermagem de Coimbra

 

 

Bem-vindos à Escola Superior de Enfermagem de Coimbra!

     

Escola Superior de Enfermagem de Coimbra

Polo A

Avenida Bissaya Barreto | Apartado 7001 | 3046-851 Coimbra
Telefone: 239 487 200 | Fax: 239 483 378

Polo B

Rua 5 de Outubro | Apartado 7001 | 3046 851 Coimbra
Telefone: 239 802 850 | Fax: 239 442 648

Polo C

Rua Dr. José Alberto Reis | 3000-232 Coimbra
Telefone: 239 802 850 | Fax: 239 442 648

www.esenfc.pt

Índice